O Frotismo no Zorra Total!

13.12.11

Zorra total é um programa humorístico da rede globo, criado e exibido em meados de 1999, e que até hoje- está em cartaz na própria emissora, o fato é que, ao passar do tempo, novos personagens e adequação foram estabelecidos, e por conta desses aspectos- alguns jargões ficaram conhecidos e falados em nosso dia-a-dia, e claro- alguns personagens viraram assim " it celebridades".


Um dos mais recentes é a dupla Valeria e Janete, que trazem em si, um diálogo irreverente, e de forma muito disfarçada, alega dois pontos considerados polêmicos em nossa sociedade. Por um lado, um homem que fez Redesignação Sexual ( cirurgia de mudança de sexo) para se tornar mulher, e por outro uma mulher que é assediada em transporte público.


Valéria e Janete- Metrô Zorra Total! Programa exibido em época de festa junina...

Ambas questões, estão presentes e são consideradas como polêmicas, o fato é que, o autor de forma bem humorada, tenta levar em consideração o lado da alegria, embora na realidade não seja tão alegre assim, uma crítica dado por ele, é a mania em que algumas pessoas tem em "jogar na cara" o que as outras fizeram no passado, um exemplo claro neste programa, é a da Janete insistir em chamar Valéria de Valdemar, embora ela já tenha explicado, que isso não condiz com sua realidade.

Uma outra forma de alertar o que acontece, é o abuso oriundo dos transportes públicos no País, não precisa ser bonita para que isso aconteça, o próprio autor, colocou em cena uma personagem um tanto quanto "estranha" para assim dar ênfase, de que todos ali, estão sujeitos a isso. Esse abuso é chamado de Frotismo, do francês designa do Frotteurismo- onde,o sujeito acaba tendo uma excitação erótica,e por conta disso, esfrega seus genitais ( ou outra parte do corpo) no corpo de outra pessoa sem o seu consentimento. Isso acontece com frequência em ônibus-metrôs lotados, onde a maioria das vítimas são as mulheres.


Uma ilustração do que é o Frotismo, o mesmo é muito comum em transportes públicos lotados!

No programa a cena exibida, é bem sútil se comparada as que podemos ver por aí, e o jargão que logo é um quase rito de defesa, vira assim sinônimo de piadas, onde por vezes, pode até ser comparado como "xaveco" enquanto na verdade, é um pedido quase eminente de socorro, onde ela alerta o abuso e por vezes, não as levam em consideração! Separei aqui um vídeo, onde é possível compreender os diálogos e a forma com que esta é apresentado, confiram:  


<object width="420" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/3jRvl4A_JNw?version=3&amp;hl=pt_BR"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/3jRvl4A_JNw?version=3&amp;hl=pt_BR" type="application/x-shockwave-flash" width="420" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>


E aí, vocês tinham parado para pensar nesse contexto? Consideram interessante essa proposta de alertar fatos, de forma clara e humorada? Espero que tenham gostado! :)

Beijos
Roberta Matos



You Might Also Like

0 comentários

* Se você tem dúvidas, críticas ou quer deixar um comentário, escreva abaixo, que logo em seguida responderei! =] *