O fim das Sacolas Plásticas
19.5.11Entrou em vigor nesta quinta-feira (19/5) a lei 15.374, que proíbe a distribuição gratuita ou a venda de sacolas plásticas a consumidores em todos os estabelecimentos comerciais no município de São Paulo. Durante a sanção do projeto, 31 participantes voltaram á favor da mesma, enquanto 5 votos eram contra, embora isso, o projeto prevê que o descumprimento das regras estabelecidas, acarretará em multas que variam de R$ 50 mil á R$ 50 milhões de reais. Os shoppings e supermercados terão até o dia 31 de dezembro deste ano para se adaptarem à lei.
Introduzidas ainda nas décadas de 70, as sacolas plásticas para transportarem mercadorias consideradas não muito pesadas e de fácil manuseio, ganharam espaço pelo mundo e um consumo considerado desenfreado por autoridades ambientais,há uma estimativa de que 500 bilhões de sacolas plásticas são consumidas pelo mundo, durante o ano todo.E que o consumo individual pode até chegar aos 880 por ano, índice altíssimo, que contribui ao desgaste ambiental oriundo dos desperdícios e dos componentes encontrando nesse material, que demora muito tempo para ser degradar na natureza..!
Uma das alternativas viavéis, para substituir essas perigosas sacolas de plástico , seria a de inserir no mercado, comércio e tantos outros lugares. Sacolas biodegradavéis. As sacolas biodegradáveis parecem com as sacolas de plástico comuns, mas, por serem feitas com material orgânico, elas se decompõem em 180 dias e podem servir de adubo para o solo.
Uma outra saída, são as sacolas retornavéis de pano,e que já são moda no exterior, pela facilidade em obter um produto a qual, você mesmo pode costumizar e usar quantas vezes forem necessária. Algumas empresas no Brasil, já disponibilizam a venda dessas sacolas, a um preço bom e que vale muito a pena aderir a campanha ambiental, sem sair da moda..!!
E Você é contra ou a favor dessa lei..?
0 comentários
* Se você tem dúvidas, críticas ou quer deixar um comentário, escreva abaixo, que logo em seguida responderei! =] *