Bolo de Paçoca com Creme de Paçoca

15.7.15

Nunca escondi que sou doida por paçoca, quem me conhece sabe muito bem que compro de pote, assim, não corro o risco de ficar sem comer muiito! Alô Santa Helena, pode me patrocinar, haha

Aproveitando esse gancho da gula + os doces típicos de festas juninas/julinas, aproveitei para fazer um bolo de paçoca com creme de paçoca, tanto a massa, como o recheio e a cobertura, tem paçoca em sua extensão, esse é para glorificar de pé! \o/


Ingredientes para Massa
3 ovos, 1 colher (chá) de essência de baunilha, meia xícara (chá) de óleo, 1 xícara (chá) de leite líquido ninho forti+ integral, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 e meia xícara (chá) de farinha de trigo, 3 paçocas (rolha) triturada,  1 colher (chá) de canela em pó, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Em um recipiente, misture bem os ovos, a baunilha, o óleo e o leite ninho, Junte o açúcar e mexa bem. Adicione a farinha de trigo aos poucos, assim como a paçoca e mexa até formar uma massa homogênea. Junte a canela, o fermento, misture delicadamente e despeje em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo e leve para assar em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até que esteja dourado e firme. 

Ingredientes para o recheio (creme de paçoca).
1 lata de leite moça, 1 medida (da lata) de leite líquido ninho forti + integral, 2 gemas, 1 colher (chá) de baunilha, 2 colheres (sopa)  de amido de milho, 1 caixa de creme de leite, 3 paçocas (rolhas) trituradas.

Em uma panela, misture bem os 5 primeiros ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo, junte o creme de leite e a paçoca triturada, misture bem e reserve.

Ingredientes para cobertura/ decoração.
 De 6 à 10 paçocas podendo ser as redondas ou quadradas, a quantidade pode variar de acordo com o tamanho do seu bolo ou vontade, quanto mais, maior cobertura no bolo;

**Depois do bolo assado e do creme feito, é hora da montagem, antes de começar - lembre se do mesmo estar frio, o passo à passo segue abaixo!**

1- Corte o bolo ao meio, para recheá-lo.
2- Passe o Creme cremoso de paçoca sobre as partes cortadas e junte-as após esse procedimento.
3- Após rechear o bolo, passe o restante do creme por toda a superfície (*não se esqueça da lateral).
4-  Com a paçoca já esfarelada, cubra todo o bolo com ela (*não se esqueça da lateral).
5- Depois de cobrir todo o bolo com a paçoca esfarelada,é hora de soltar a criatividade para decorar o bolo. Optei por colocar bandeirola <AQUI> e alguns chapéus de palha <AQUI> .
Não querendo me gabar, mas quem comeu o bolo adorou e a decoração foi um destaque à parte! rs
Ele fica crocante e molhadinho no dia seguinte, viu? Já estou pensando em usar esse creme como recheio do ovo de páscoa de colher, no ano que vem, hehe Espero que tenham gostado da receita.
Bisou =^.^=

You Might Also Like

1 comentários

* Se você tem dúvidas, críticas ou quer deixar um comentário, escreva abaixo, que logo em seguida responderei! =] *