Reciclagem de esmalte - Risqué

26.6.15

Não sei vocês, mas fazia um bom tempo que procurava informações sobre a possível reciclagem do esmalte, pode até parecer besteira, porém, sempre achei esquisito jogar aquela embalagem velha ou vencida no lixo. Se outros 'produtos' podem ser reutilizados, por que o esmalte não?!
Embora essa questão lógica seja chata para alguns, resolvi ir atrás da reciclagem de esmalte feita pela Risqué, nas unidades da ikesaki  e ver se de fato, funcionava mesmo- até porque, esse projeto foi lançado em 2013 e nunca tinha ido, apenas ouvido falar.

Como funciona?
Você leva os seus vidros cheios ou vazios, sem necessidade de estar lavado, independente da marca ou de estar velho e vencido, deposita os próprios em um frasco grande imitando a embalagem do esmalte e pronto, feito a coleta!

Viram como é simples? Levei todos esses acima para reciclagem, e depositei um à um, não precisei preencher cadastro, pedir auxílio para depositar o mesmo, pois, não há manuseio em máquinas ou algo do tipo, basta colocar no frasco coletor que está tudo resolvido, prático né?rs

O que é feito com o esmalte recolhido?
O material recolhido é coprocessado e transformado em fonte de energia para a indústria de cimento, reduzindo o impacto ambiental causado pelo uso de aterros sanitários.
 Já são cinco coletores no formato dos tradicionais vidrinhos da marca, alocados em cinco lojas da rede Ikesaki, em São Paulo. Além disso, está prevista a inclusão de três novos pontos de coleta na região sul do país a partir do segundo semestre de 2015.

Levei os meus na unidade de santo amaro e achei que o local  fica bem escondido, para se ter ideia, é no último andar (centro técnico), ao lado da escada com papel sulfite escrito: deposite aqui.
Embora essa logística seja confusa ALÔ IKESAKI, O COLETOR DEVERIA FICAR NO SETOR DE ESMALTES, NÉ? - a intenção é bem bacana, vale a pena investir nesse descarte consciente, para quem se interessou, saiba  os outros endereços de coleta são:
Update: Aproveitei para gravar um mini- vídeo mostrando esse processo. Aperta o play!

Espero que tenham curtido essa dica, já avisei todas as minhas amigas e a partir de agora, darei um destino correto aos vidrinhos que tanto alegraram minhas unhas! hehe
Bisou =^.^=

You Might Also Like

0 comentários

* Se você tem dúvidas, críticas ou quer deixar um comentário, escreva abaixo, que logo em seguida responderei! =] *