Dica da semana: Livro Coco Chanel- Justine Picardie

10.4.13

Gostaria de ler mais, do tipo uns dois livros por semana ou então, uns dez ao mês. Infelizmente por descuido de minha parte ainda não consegui tal 'façanha', embora isso, quero continuar a saga de dica da semana sobre livros e não apenas de restaurantes e outros lugares que descubro ao acaso.

Ano passado na minha lista de presente, pedi aos amigos que me dessem livros de moda,queria pôr em prática os assuntos desse segmento no blog e até mesmo para conhecer tais ícones e sua magnitude no mundo fashion, dei de sugestão de presente (dentre várias) o Livro: Coco Chanel- A vida e a Lenda de Justine Picardie, acabei ganhando, lendo duas vezes e hoje estou aqui para indicá-lo!! rs

Nota da Autora: Esta é a história da mulher que lançou o perfume mais famoso do mundo- o chanel nº5. E o que dizer do ''pretinho básico'' que revolucionou a forma de se vestir das mulheres.... Essas e tantas outras criações que moldaram o luxo e a moda no século XX estão ligadas diretamente à estilista.


DIZ AÍ O QUE VOCÊ ACHOU ROBERTA...
Antes mesmo de ter o blog já gostava da chanel,  e o meu sentido gostar vinha do luxo de consumo e não em entender a referência e sua criadora. Diante de tantas questões apresentadas na faculdade na época do tão famoso lead ( o que- quando- onde e como) me vi diante de um 'vazio'. Por que gostava de algo que não conhecia?  por que era a grife dos sonhos? o que é chanel, não é modelo de sapato, oi? 

Ouvi isso uma vez e confesso que caiu a ficha, gostava de algo por modismo, sem saber ao certo a importância dele na sociedade  fashion. Comecei à me interessar mais pelo assunto, em entender porque Audrey era admirada pelo vestido preto, porque a caixa da Tiffanny & Co era um azul tão famoso, porque o perfume número 5 era ícone alah Marilyn Monroe, até que cheguei em Mademoiselle Gabrielle Chanel.

A dama vista e dita por muitos como rude, teve uma infância em um orfanato de freiras, descobriu a moda ao acaso, ainda no convento,onde teve seus primeiros ápices de corte e costura, quem diria que uma rotina poderia futuramente transformá-la em um ícone, não só nas passarelas de moda, mas também em admiração plena, daquelas que o olhar desperta qualquer tipo de atenção.

Fora envolvida em polêmicas, diziam até que estava interligada com os russos, sofreu com a perda de um grande amor- embora amante, amava-o loucamente e sofreu com sua morte em um acidente de carro, dizem por aí, que o símbolo da grife na verdade são dois C em direção oposta, o que seria o pensamento de Chanel para um lado e do seu amor Arthur Capel do outro, já que os dois raramente entravam em um acordo.

O traço detalhista daquela mulher franzina de personalidade forte chamava atenção, o seu modo de agir diante de uma sociedade ainda machista ao seu tempo, onde as mulheres mal usavam vestido preto por parecer simples demais diante do glamour daquela época, transformou a vida delas e influência até hoje nossas realidades.

Colar de pérolas, casaco tweend, listras, perfume número cinco, bolsa carteiro e até mesmo aquela em alça de corrente que hoje pode ser vista em vários modelos e cores, foram uma DAS criações dela. O olhar certeiro à frente de seu tempo revolucionaram para sempre a história da moda e de sua marca.

Jurava ser contra a moda que passasse rápido, mal suportava a ideia de ter 'que jogar fora' por ser nova estação, enaltecia seus clientes que diante de uma encomenda de um único terno e/ou vestido  queriam cruzar o lugar mágico, uma satisfação sem vulgaridade num mix de privilégio em estar diante de uma lenda, o que poderia então ser a consagração da fama, dela para o seu público, e do seu público para com ela.

Chanel partiu em janeiro de 1971, no quarto de um hotel que passara os últimos anos de sua vida, deixando assim, um legado e falta na moda jamais inatingível. Como ela mesma dizia: '' PARA SER INSUBSTITUÍVEL, VOCÊ PRECISA SER DIFERENTE'' e ela foi.

Bisou =^.^=

You Might Also Like

0 comentários

* Se você tem dúvidas, críticas ou quer deixar um comentário, escreva abaixo, que logo em seguida responderei! =] *